sábado, 11 de abril de 2015

Revisitando lugares, contando histórias

 Dados técnicos do projeto
Nome do projeto: Revisitando lugares, contando histórias.
Faixa etária dos alunos: 11 a 17
Número de alunos envolvidos: 25 alunos
Disciplina ministrada pelo professor na escola: Artes Visuais

Turno em que será desenvolvido o projeto:
Regular (  ) Contra turno ( X )
Manhã (  ) Tarde ( X ) Noite (  )

Estrutura necessária:
A escola já possui esta estrutura? Sim ( X ) Não (  )


 Descrição do projeto
O projeto a ser desenvolvido já foi realizado na escola? Sim (  ) Não ( X )
Em caso afirmativo, descreva brevemente como foi realizado e os resultados obtidos (máximo 5 linhas):

O projeto tem intenção de continuidade dentro da escola? Sim ( X ) Não (  )

Objetivos (máximo 10 linhas):

Produzir um documentário poético revisitando lugares da comunidade.

Conhecer a linguagem audiovisual.

Criar instrumentos de pesquisa, entrevistas.

Coletar  depoimentos dos moradores, dos alunos, dos professores, dos funcionários, enfim da comunidade.

Exibir o documentário para a escola e comunidade, assim como em outros projetos.


Descrição (máximo 15 linhas):

O projeto Revisitando lugares, contando historias, busca uma nova articulação de identidades, questões de gênero,  e  igualdade racial entre a comunidade e a escola.
Nossa escola nestes últimos anos vem modificando seu entorno, através do reassentamento de moradores, e também vem apresentando uma nova estrutura em relação aos professores e aos alunos, e cada vez mais desconhecemos as diferentes realidades e identificações desta comunidade que atendemos. Tenho 18 anos nesta escola e as realidades modificaram muito,  se fazendo necessário um novo reconhecimento e apropriação das vivências e experiências que vão sendo construídas com o passar dos anos, criando  novos laços e novas aprendizagens.
Este projeto de produção audiovisual de ideias simples, e ao mesmo tempo complexas, pode trazer relações mais estreitas para toda a comunidade escolar,  através do conhecimento  de uma outra linguagem, trazendo um  outro modo de se relacionar e aprender na escola.
.



Metodologia (máximo 20 linhas):

O projeto contará com dois encontros por semana, esses encontros serão divididos  em momentos  de construção e elaboração das etapas das entrevistas, da descoberta de temas relevantes para  essa nova articulação da escola e comunidade, tais como: identidades, questões de gênero, igualdade racial, da aprendizagem prática e teórica da linguagem audiovisual, e da exibição de curtas e documentários juntamente com a discussão do que está sendo visto e proposto.
 A proposta é trabalhar com uma estrutura dinâmica, contemporânea, não linear, em relação as narrativas, criando um estranhamento, no sentido de se elaborar mais questionamentos ao invés de respostas. Conflitos gerando aprendizagens, coletando depoimentos e histórias, colecionando  memórias e lembranças. Relacionando nossas vivências e também conhecendo o outro. Somos compostos por experiências, pelas relações que travamos,  pelas alegrias e tristezas que vivemos.

"A força de um retrato é que, naquela fração de segundo, a gente entende um pouco da vida daquela pessoa. Os olhos dizem muito, a expressão do rosto... Quando você faz um retrato, você não tira a foto sozinho. É a pessoa que dá a foto."

Sebastião Salgado - O Sal da Terra
No caso deste projeto, a força viria também dos discursos produzidos pelas pessoas com quem convivemos e nos identificamos.

Projetos curtos elaborados pelos alunos com outras narrativas serão pensados também juntamente com este projeto, por exemplo, histórias para curtas ficcionais.

Carga horária total (quantidade de aulas):

10 horas (Duas tardes por semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário