Dados técnicos do projeto
Nome do projeto: Revisitando
lugares, contando histórias.
Faixa etária dos alunos:
11 a 17
Número de alunos
envolvidos: 25 alunos
Disciplina ministrada pelo
professor na escola: Artes Visuais
Turno em que será
desenvolvido o projeto:
Regular ( ) Contra turno ( X )
Manhã ( ) Tarde ( X ) Noite ( )
Estrutura necessária:
A escola já possui esta
estrutura? Sim ( X ) Não ( )
Descrição do projeto
O projeto a ser
desenvolvido já foi realizado na escola? Sim (
) Não ( X )
Em caso afirmativo, descreva
brevemente como foi realizado e os resultados obtidos (máximo 5 linhas):
O projeto tem intenção de
continuidade dentro da escola? Sim ( X ) Não (
)
Objetivos (máximo 10
linhas):
Produzir um documentário
poético revisitando lugares da comunidade.
Conhecer a linguagem
audiovisual.
Criar instrumentos de
pesquisa, entrevistas.
Coletar depoimentos dos moradores, dos alunos, dos
professores, dos funcionários, enfim da comunidade.
Exibir o documentário para
a escola e comunidade, assim como em outros projetos.
Descrição (máximo 15
linhas):
O projeto Revisitando
lugares, contando historias, busca uma nova articulação de identidades,
questões de gênero, e igualdade racial entre a comunidade e a
escola.
Nossa escola nestes
últimos anos vem modificando seu entorno, através do reassentamento de
moradores, e também vem apresentando uma nova estrutura em relação aos
professores e aos alunos, e cada vez mais desconhecemos as diferentes
realidades e identificações desta comunidade que atendemos. Tenho 18 anos nesta
escola e as realidades modificaram muito,
se fazendo necessário um novo reconhecimento e apropriação das vivências
e experiências que vão sendo construídas com o passar dos anos, criando novos laços e novas aprendizagens.
Este projeto de produção
audiovisual de ideias simples, e ao mesmo tempo complexas, pode trazer relações
mais estreitas para toda a comunidade escolar,
através do conhecimento de uma
outra linguagem, trazendo um outro modo
de se relacionar e aprender na escola.
.
Metodologia (máximo 20
linhas):
O projeto contará com dois
encontros por semana, esses encontros serão divididos em momentos de construção e elaboração das etapas das
entrevistas, da descoberta de temas relevantes para essa nova articulação da escola e comunidade,
tais como: identidades, questões de gênero, igualdade racial, da aprendizagem
prática e teórica da linguagem audiovisual, e da exibição de curtas e
documentários juntamente com a discussão do que está sendo visto e proposto.
A proposta é trabalhar com uma estrutura
dinâmica, contemporânea, não linear, em relação as narrativas, criando um
estranhamento, no sentido de se elaborar mais questionamentos ao invés de
respostas. Conflitos gerando aprendizagens, coletando depoimentos e histórias,
colecionando memórias e lembranças.
Relacionando nossas vivências e também conhecendo o outro. Somos compostos por
experiências, pelas relações que travamos,
pelas alegrias e tristezas que vivemos.
"A força de um
retrato é que, naquela fração de segundo, a gente entende um pouco da vida
daquela pessoa. Os olhos dizem muito, a expressão do rosto... Quando você faz
um retrato, você não tira a foto sozinho. É a pessoa que dá a foto."
Sebastião
Salgado - O Sal da Terra
No caso deste projeto, a
força viria também dos discursos produzidos pelas pessoas com quem convivemos e
nos identificamos.
Projetos curtos elaborados
pelos alunos com outras narrativas serão pensados também juntamente com este
projeto, por exemplo, histórias para curtas ficcionais.
Carga horária total
(quantidade de aulas):
10 horas (Duas tardes por
semana)
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