EMEF Aramy Silva
Cidade Escola
Projeto Oficina em Cerâmica
De acordo com a proposta que possibilite outros espaços de aprendizagem na escola, espaços buscando um atendimento integral de jovens e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, este projeto de criação em cerâmica foi pensado para ressignificar as relações, para pensar a saúde mental, o conhecimento, a arte, criando também novas parcerias com a comunidade, ampliando as aprendizagens desses alunos dentro e fora da escola, conhecendo e recriando seu cotidiano, para que possam se tornar protagonistas de seu próprio aprendizado, trazendo um novo modo de pensar a escola.
Um dos principais elementos presentes em meu trabalho é a dúvida. A Arte gera dúvidas, que geram diferentes interpretações, diferentes sensações. Essas sensações, ligadas sempre por novas experimentações, ações, que vamos coletando de acordo com a trajetória que escolhemos e que vivenciamos. Os alunos também geram dúvidas, e são fundamentais para sempre lembrar, que temos que percorrer caminhos diferentes, muitas vezes retomar, contornar, e aprender de novo.
As trajetórias são tantas e para cada passo que percorremos neste caminhar, criamos pontos de referência, pontos de vista, experiências, que vão se construindo diferentemente, mesmo que andemos num mesmo caminho. E neste caminho, vamos andar diferente, vamos andar de acordo com nossas escolhas, e dependendo do que vamos colhendo, sempre buscamos uma intenção. Intenção, trazida como sentido, desejo, vontade, em pensar, em se construir e se desconstruir, aprender, e se renovar.
Como disse o personagem Cipriano Algor à sua filha em A caverna de José Saramago (2000):
“... Que faz aí o ler, Lendo, fica-se a saber quase tudo, Eu também leio, Algo portanto saberás, Agora já não estou tão certa, Terás então de ler doutra maneira, Como, Não serve a mesma para todos, cada um inventa a sua, a que lhe for própria, há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa, A não ser, A não ser quê, A não ser que esses tais rios não tenham duas margens, mas muitas, que cada pessoa que lê seja, ela, a sua própria margem, e que seja sua, e apenas sua, a margem a que terá que chegar....”
A leitura da vida, a busca por uma margem, ou por sua própria margem é uma trajetória de incertezas, que cada um vai refletindo, questionando, interpretando de diferentes maneiras, indo além das fronteiras, compartilhando novos olhares, novos saberes, novos modos de aprender.
Nesse novo modo de aprender, a escolha através da cerâmica, se fez possível porque usamos elementos fundamentais da natureza, a terra, a água, o fogo e o ar, juntamente com o pensamento. A terra e a água representadas pelo barro, o fogo através da queima, o ar através do espaço.
A oficina de cerâmica propõe a materialização das ideias e a alegria do fazer, do trocar e conhecer o outro. Como diz Alves (2011) apud Pessoa, em Variações sobre o prazer (2011) “A arte é a comunicação aos outros da nossa identidade íntima com eles”.
Professora organizadora do Projeto Oficina em Cerâmica
Daniela Gil de Souza
Coordenação Cidade Escola - EMEF Aramy Silva
Clair Pereira
Direção
Solange Laky
Adriane Schneider
Objetivo Geral
ü Proporcionar o crescimento das relações interpessoais e intrapessoais de jovens e adolescentes , no território e contexto social que vivemos, utilizando-se do estudo das diferentes culturas através da arte cerâmica, tornando-se autônomo, integrado e protagonista de seu aprendizado dentro e fora da escola, buscando novas formas de aprendizagem;
Objetivos Específicos
ü Criar novas parcerias na comunidade, conhecendo e trocando experiências com outros setores, em que os jovens e adolescentes convivem fora do espaço escolar;
ü Compor uma oficina de cerâmica integrada e de possível continuidade observando, ouvindo, escrevendo a partir das falas, da participação, do conhecimento do outro, dos espaços do outro, buscando uma melhor qualidade de vida;
ü Utilizar temas da saúde e diversidade cultural na criação dos trabalhos na oficina de cerâmica;
ü Construir outros espaços de aprendizagem dentro da escola buscando relações mais prazerosas, redescobrindo o afeto e a criação;
ü Atribuir sentido às manifestações visuais do meio que está inserido;
ü Interagir com diferentes materiais, sabendo usá-los nas diversas experimentações;
Metodologia e Cronograma
A oficina de cerâmica será oferecida dentro do período letivo de acordo com o calendário da escola.
Serão atendidas duas turmas de 2º e 3º ciclos, no contra turno, ou seja, turno inverso às aulas regulares, compondo duas turmas de 20 alunos, dentro da carga horária de 5 horas. O dia de atendimento às turmas será organizado junto à coordenação pedagógica da escola.
Aspectos Éticos
ü Autorização de participação;
ü Autorização do uso de imagem (Produção Audiovisual – fotografia e vídeo);
ü Autorização da escola e dos outros espaços visitados;
Orçamento
O que já temos na escola:
ü Forno Cerâmico;
ü Estecos e ferramentas;
O que precisamos:
ü Argila;
ü Gesso;
ü Esmaltes cerâmicos;
ü Lixas;
Sobre mim...
Na EMEF Aramy Silva de 1997 até o presente momento.
Licenciatura em Artes Visuais – IA/UFRGS
Especialização em Projetos Sociais e Culturais – IFCH/UFRGS
Especialização em Saúde Mental Coletiva – Educasaúde/UFRGS (em conclusão)
Referências Bibliográficas
ALVES, Rubem: Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.
CASTELLS, Manuel: O Poder da Identidade (A Era da Informação: economia, sociedade e cultura; v2) São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARDNER, Howard: Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
GEERTZ, Clifford: A Interpretação das Culturas. Zahar. Rio de Janeiro, 1973.
HERNANDEZ, Fernando: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KISIL, Rosana – Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil. São Paulo. Global, 2001. (Coleção Gestão e sustentabilidade).
SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
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